Olá pessoal, 

na semana passada fizemos uma série de anuncios no evento Connect() em Nova Iorque. Um dos anúncios foi a liberação do Visual Studio 2015 preview e o .NET 2015. Com o .NET 2015, disponibilizamos o .NET Core e sua especificação como Open Source. 

Mas o que é o .NET Core e qual sua relação com o .NET Framework? 

Esta foi uma das principais dúvidas que ouvi dos clientes e parceiros, após o Connect(). 

Então vamos lá. Abaixo tem um quadro que mostra o que é o .NET 2015:

NewImage

O .NET 2015 é um conjunto de dois componentes, o .NET Framework 4.6 e o .NET Core 5. O .NET Core e o .NET Framework tem uma relação de subset e superset de componentes. O .NET Core, como o próprio nome já diz, é o núcleo do .NET, seja para o Runtime ou para os componentes disponibilizados para as linguagens. Ou seja, no .NET Core é aonde ficam o Garbage Collector, o Just in Time compiler e os tipos primitivos, como String e outros tipos como Listas. 

Além disto, no .NET Core, estão os Compiladores. E digo “Os Compiladores” pois no .NET Core, além dos compiladores padrões do .NET, temos a possibilidade de utilizar o Compilador Open Source “Roslyn”, que pode ser instalado no Visual Studio através do comando:

   git clone https://git01.codeplex.com/roslyn  

Bom, espero que tenham gostado, e nos vemos nos próximos posts. 

Ah, e antes que eu me esqueça, agora estou com uma página no facebook, aonde também tenho postado uma série de informações sobre o mundo Microsoft. http://aka.ms/daibert

Abs,

@daibert

 

Anúncios