Olá pessoal, no post desta semana, vou falar sobre o NFC no Windows Phone 8.

O Near Field Communication (NFC) é um padrão internacional para troca de informações entre dispositivos em curtissima dstância, de forma segura.

As principais caracteristicas do NFC no Windows Phone 8 são:

  • A comunicação ocorre quando os dispositivos estão a cerca de 3-4 centímetros um do outro.
  • A transferencia de dados, diferente de outros tipos de rede como wireless, é bem especializada, trafegando somente os dados necessários para a transação que será efetuada (por exemplo, não existe uma transação para autenticação entre os dispositivos). Isto se deve ao fato de, como a distância entre os dispositivos são extremamente curtos, presumir-se que os dispositivos foram encostados um ao outro de forma intencional.
  • A taxa de transferência máxima de dados é 424 kbits/s, mas a média fica entre 30 e 60 kbits /s
  • A comunicação pode ser feita entre dois dispositivos eletrônicos, como dois Windows Phone 8, ou um dispositivo eletrônico e um dispositivo “não eletrônico”, como um cartão tipo o de crédito ou TAG.

 

Alguns cenários para utilização do NFC

A utilização do NFC deve ser pensada sempre para troca de pouca quantidade de dados em cenários específicos. Como o NFC se integra com outras tecnologias como Bluetooth e Wallet, os cenários mais comuns de sua utilização seriam:

 

Conectar dispositivos: Encostando dois Windows Phone 8, podemos iniciar uma conexão bluetooth ou wireless entre estes dispositivos e iniciar a troca de informações entre um aplicativo em dois dispositivos diferentes.

Receber conteúdo: Por exemplo, posso utilizar meu telefone para receber um conteúdo digital de um poster de um filme que tenha uma TAG NFC.

Trocar “objetos” digitais: Encostando dois Windows Phone 8, ou um WP8 e um cartão físico do tipo TAG NFC, pode-se receber cartões virtuais no padrão vCard por exemplo.

 

Utilizando o NFC em seu aplicativo

Tecnicamente, existem duas maneiras de se utilizar o NCF em sua aplicação.

A primeira é a transferência de mensagens simples de um dispositivo para outro.

Uma App pode subscrever para receber eventos de trocas de mensagens ou receber uma mensagem de um tipo específico.

A classe utilizada para troca de mensagens simples entre dispositivos é a ProximityDevice (http://msdn.microsoft.com/library/windows/apps/BR241212).

Na API do ProximityDevice, você já tem um formato padrão de mensagem messagetype, o que tornam muito simples a troca de mensagens.

Enviando uma mensagem (dispositivo de origem):

image

 

Recebendo uma mensagem (dispositivo de destino):

image

 

Esta foi só uma introdução básica de como começar a utilizar o NFC em uma aplicação Windows Phone 8. Para conhecer mais sobre o assunto, recomento baixar e dar uma olhada na aplicação PixPresenter  disponível no SDK do Windows Phone 8 ou no link http://code.msdn.microsoft.com/wpapps/PixPresenter-Code-sharing-39ed631f

 

Abs,

@daibert

Anúncios