Caches distribuídos de dados  não são nenhuma novidade conceitual nem tecnológica. Já existem uma série de ferramentas e produtos como o MemCached, ScaleOut, SharedCache e o NCache que fazem esse trabalho e a Microsoft também está desenvolvendo o dela.

No Tech-Ed Brasil deste ano (2008) tive o prazer de fazer uma apresentação sobre o projeto "Velocity" ou como será formalmente chamado Microsoft Distributed Cache. Na época da apresentação, no meio de Outubro, a versão que estava disponível era a CTP 1 e uma semana após a versão CTP 2 foi lançada.

Na mesma semana do lançamento do CTP 2 estive em Los Angeles no PDC (Professional Developers Conference) e tive a oportunidade de assitir as apresentações Project Velocity – A first look  e Project "Velocity" – Under the hood além de conversar rapidamente com os criadores do projeto "Velocity", Murali Krishnaprasad e Anil Nori.

Vou começar a escrever uma série de posts sobre o "Velocity" baseado no CTP 2 a partir de hoje.  Por enquanto seguem alguns links interessantes sobre o projeto.

Microsoft Project Code Named Velocity Introduction

 

 

Abraços,

Daibert

Anúncios